Como deixar de ser um menino e se tornar um homem

shutterstock_88750300

A maioria das pessoas passa a vida agindo como meninos que ainda não alcançaram a masculinidade. Eles podem envelhecer fisicamente, mas suas ações não mostram nada da maturidade que um homem adulto deve ter. Eles se apegam às mesmas inseguranças infantis e visão de túnel que tiveram como meninos durante toda a vida. Para o homem moderno, esse é um enorme ponto de discórdia. Nossos ancestrais elaboraram rituais para ascender à masculinidade. Como indivíduos ocupados ficam entre empregos e família, não temos nenhum desses rituais.
Quando nos dizem que somos homens, às vezes é de maneira paternalista. Algumas das características dos machos são vistas como impedimentos ao funcionamento social normal. Isso assusta a maioria dos homens a adotar uma identidade que seja mais socialmente aceitável, mesmo que esteja menos sintonizada com o seu eu interior.
Para as mulheres, ainda existem esses ritos de passagem que os levam da adolescência à idade adulta. A mudança de uma menina para uma mulher é evidente. Mas para a maioria dos homens, as mudanças provocadas pela idade são puramente físicas.
Ao longo da história, o macho da espécie foi encarregado de ser o provedor da família. Eles eram caçadores, soldados, artesãos. Havia uma clara divisão entre homens e mulheres, e ambos os sexos conheciam seus papéis. Na era industrializada de hoje, as mulheres não precisam mais dos homens para se defenderem por elas. Ela criou uma situação em que os homens não têm mais certeza de qual é sua identidade na sociedade.
Os jovens tribais saíram à vida selvagem e tiveram uma experiência profundamente transformadora que mudou para sempre a maneira como olhavam para si e para a vida. Soldados saíram e lutaram contra guerras duras e deixaram sua infância para trás. Essas experiências mudaram o núcleo de quem eram e forçaram-nas a se alinharem com suas novas identidades.
Este princípio básico é válido até hoje. Para fazer uma mudança duradoura, é preciso passar por uma experiência tão significativa, tão poderosa e tão intensa – que nossas mentes a utilizem como um quadro de referência para todas as nossas ações futuras. Simplesmente pensar em uma mudança não é suficiente para afetá-la. Pensar sobre o seu objetivo só lhe dá algo para visar. Acertar o alvo requer outra coisa.
Então, o que o homem moderno faz para produzir uma mudança duradoura e definidora em sua identidade? Como a proverbial viagem à natureza não é mais viável no mundo de hoje, temos que substituí-la por algo mais pertinente. Uma característica básica e distintiva de um homem é a disposição para testar seus limites. Isso não significa que você deve sair e competir em um triatlo ou ir para o pára-quedismo e esperar voltar para sempre mudado. Nossos limites e nossos limites são, na maior parte, internos. A distância que você precisa atravessar para finalmente conquistar aquele medo ou aquela crença incapacitante é muito maior do que o que você jamais alcançará em um triatlo.
Nossa natureza como homens verdadeiros já está dentro de nós. Anos de condicionamento social e crenças limitantes se acumularam em cima disso, na medida em que nem percebemos que está lá. A jornada para ser um homem é profundamente pessoal e tem diferentes significados para cada um de nós.
Saiba disso – as qualidades definidoras dos homens verdadeiros estão enraizadas em nossas necessidades biológicas de poder e violência. Agora isso não é necessariamente uma coisa ruim. Estes são os mesmos instintos que tornam os homens protetores ferozes, amantes apaixonados e grandes guerreiros. Fazer a paz com esses instintos desempenha um papel enorme na definição de nossas identidades.
Então, o que é preciso para você começar a ser homem? A resposta é expansiva, mas simples. Teste seus limites. Expanda seus limites. Todos os dias, a todo momento, procure se tornar uma versão melhor de si mesmo. Questione suas crenças. Deixe de lado o agrado de pessoas que anos de condicionamento social podem ter transformado em você, e seja quem você deveria ser – um homem entre os homens.

Anúncios

Publicado por

mrtestomaster

Eu sou um homem que tem lutado com disfunções eréteis toda a sua vida. Eu comecei este blog para contar às pessoas sobre meus problemas e, esperançosamente, trazer atenção e até mesmo soluções para este problema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s